terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Curiosidades Curiosas - Castores

O castor é um mamífero semi-aquático, muito conhecido por construir barragens; os castores têm o corpo maciço, robusto e mais desenvolvido na região posterior; o focinho é curto e arredondado; o dorso é castanho-escuro, com reflexos acinzentados; têm a barriga de uma tonalidade mais clara, para o cinzento-amarelado; a base da cauda é coberta por pelos compridos e bastante fofos, sendo o restante nu, com pequenas escamas negras; a cor apresenta diversas gamas que podem ir do preto ao cinzento ou ao branco-avermelhado, sendo raramente brancos (então com manchas escuras esparsas).

Suas  orelhas, muito pequenas, ficam completamente escondidas na pelagem; estas, bem como as narinas, são providas de válvulas que se fecham quando o animal está submerso, o que consegue até 15 minutos, voltando à tona para respirar; a cauda, utilizada apenas para nadar e para dar sinais de alarme, golpeando com ela a superfície da água em caso de perigo, é coberta de escamas, arredondada na base e achatada, assim como uma raquete, servindo de leme; apoiando-se na cauda, o castor pode manter-se de pé nas patas posteriores; no solo caminha vagarosamente As represas feitas pelos castores são levantadas para proteger a casa desse simpático mamífero. 

Mas Por Que Eles Constroem Represas?
Dotado de membranas nas patas traseiras e uma achatada e larga cauda que serve de leme e remo, o castor contrói seu lar no meio dos rios (apesar de também fazê-lo nas margens). A casa é feita de pedaços de madeira, pedras e lama e forma um monte oco em forma de cone com entradas submersas. 

Apesar de proteger os bichinhos do frio do inverno e de animais predadores, a toca sofre o risco de ser inundada quando o nível da água sobe ou de ficar desportegida contra inimigos em períodos de seca, e é aí que entram as represas.


Para manter a água (e o pé direito da casa) no mesmo lugar, os castores levantam as barreiras, pois elas seguram a água numa altura mínima e, caso chova muito e o nível do rio suba, basta abrir buraquinhos na represa, como se fossem comportas de um dique, para que a altura volte ao normal. 

 Apesar represas construídas serem um local com uma fauna variada, como peixes, sapos e rãs, os castores não veem esses animais como fonte de alimentação. Eles são animais estritamente herbívoros, se alimentam do córtex, ramos e folhas das árvores que derrubam e das raízes de plantas aquáticas. Assim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses animais não fazem as represas para atrair comida e sim para se proteger.


FONTE. www.curiosidadesdanet.com

Seleção de Imagens #4

Confira esta linda compilação de macrofotografias deslumbrantes de insetos pelas lentes do fotógrafo eslovaco Ondrej Park.



Macrofotografia de Insetos (21 fotos) (1)Macrofotografia de Insetos (21 fotos) (2)
Macrofotografia de Insetos (21 fotos) (3)Macrofotografia de Insetos (21 fotos) (4)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mamba Negra

Respondendo a centenas de pedidos um post sobre a maravilhosa Mamba Negra.


    Black Mamba, Mamba Negra ou Mamba Preta, nomes dados àDendroaspis polylepis, talvez a serpente mais temida do mundo todo. Serpente Africana, cujo veneno neurotóxico paralisa as funções Neuromusculares, ou seja, impede que o cérebro mande os comandos de movimento para os músculos, fazendo a vitima ficar completamente paralisado e em muitos casos causa morte por bloqueio dos músculos respiratórios. Uma vitima humana sem tratamento médico imediato pode morrer em 20 minutos até 4 horas, dependendo do local da picada. Outra característica que a faz uma das mais temidas do mundo é o fato dela chegar a 4,5 m de comprimento, sendo assim a segunda maior serpente peçonhenta do mundo a seguir à Cobra-Rei (Ophiophagus hannah), e também de ser a serpente mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20km/h.
Curiosidade: O nome "Mamba Negra" não foi dado pela sua coloração, e sim por ter a boca toda preta por dentro que, a mesma exibe na intenção de coibir o inimigo quando está sobe ameaça.
A Mamba é uma serpente normalmente terrestre e de habito diurno, dormindo a noite em buracos e tocas, e sua alimentação consiste em animais de sangue quente (aves, roedores e lagartos). Ela é ovípara, e coloca no verão de 12 a 18 ovos, e cerca de 3 meses depois nascem filhotes com cerca de 20cm. Sua expectativa de vida é em media de 12 anos.


Existem muitos mitos a respeito da Mamba, alguns até sem cabimento algum, mas queria colocar aqui dois que me chamam muito a atenção:

-"A Mamba é a única serpente que corre atrás das pessoas para atacá-las?"
Não. Nenhuma serpente no mundo corre atrás de pessoas para atacá-los, isso é um mito que nunca foi provado. Muito pelo contrario, vários pesquisadores, inclusive no canal Animal Planet já fizeram o teste de entrar no meio do caminho de uma mamba, e por incrível que pareça.......Ela não correu atrás de ninguém.

-"A Mamba gosta de matar?"
Não. Ela como qualquer outro animal e inclusive nós seres humanos, apenas gosta de seu território, e se alguém tentar invadir vai tentar impedir de certa forma. Elas não sentem prazer nenhum em matar pessoas, inclusive é pouco lógico pensar que nós temos mais medo delas do que elas de nós.


Classificação científica

Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Reptila
Ordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Dendroaspis
Espécie: D. polylepis

Nome binominalDendroaspis polylepis

Abaixo um vídeo sobre este fascinante animal.





Seleção de Imagens #3

O tempo anda meio corrido, por isso sem mais delongas mais uma seleção de imagens, desta vez roubada na cara dura do http://www.monkey.axz.in.


fotos tirar folego 01 Fotos de tirar o fôlegofotos tirar folego 02 Fotos de tirar o fôlegofotos tirar folego 03 Fotos de tirar o fôlegofotos tirar folego 04 Fotos de tirar o fôlego

A rã voadora


    A rã-voadora possui um corpo esguio e dedos bem compridos que a permitem plainar. Quando salta de árvore usam longos membros para ganhar impulso e, depois, mantém-se no ar graças às suas membranas interdigitais, as quais servem como pára-quedas para alcançar outras árvores.

    Possuem hábitos arbóreos, não vivem em ambientes com temperaturas extremas. Elas são encontradas em florestas tropicais do Sudoeste Asiático. Conseguem sobreviver por se camuflarem bem a tudo ao seu redor. Passam maior parte de seu tempo nas árvores e se alimentam a noite, são carnívoras e sua dieta consiste de insetos que habitam a floresta. Existem diferentes espécies de rãs voadoras.

    A cor do seu corpo é verde brilhante com algumas manchas brancas nas coxas. Os flancos, o interior das coxas e a base do corpo são amarelos. As membranas interdigitais são pretas na base. A superfície superior dos dedos é amarela e a superfície ventral da cabeça e do corpo é esbranquiçada.


Fonte: http://amphibiaweb.org/

Onça Pintada Vs Sucuri: Quem vence este duelo?


Podendo chegar a dez metros de comprimento e pesar cento e sessenta quilos, a Sucuri é a maior cobra do planeta. Já onça-pintada é muito mais ágil que o tigre ou o leão, e é o maior mamífero carnívoro do Brasil.

Veja cenas arrepiantes de uma incrível luta pela sobrevivência entre essas duas criaturas neste vídeo-documentário produzido pelo Canal Discovery, e descubra quem reina na selva!







Fonte: www.cobramania.com

Qual é a cobra mais venenosa do Mundo? E do Brasil

A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos!

    Em nosso país, o ranking das peçonhentas é liderado pela coral-verdadeira (Micrurus sp.), uma parente distante da taipan. "Ambas pertencem à família Elapidae, que conta com 240 espécies altamente venenosas em todo o planeta, exceto na Europa", diz o biólogo Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo. Estima-se que, todos os anos, ocorram de um a dois milhões de acidentes envolvendo seres humanos e cobras (venenosas e não-venenosas), dos quais cerca de 50 mil resultam em morte. As cobras venenosas são divididas em três categorias, conforme a ação do seu veneno.




    "O primeiro grupo é o das cobras cujo veneno age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratória - é o caso da taipan e da coral. Já as víboras inoculam substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, hemorragias e necrose local. As serpentes marinhas, por fim, liberam um tipo de veneno chamado miotóxico, que causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal aguda", afirma Fátima Viveiros, também bióloga do Instituto Butantan.

Fonte: Mundo Estranho