sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como colar em provas

Tive que quebrar minha promessa de post só ano que vem, mas esse aqui merece. Siga passo-a-passo o tutorial  a baixo e se de bem garotão! Meu deus os estudantes estão cada vez mais parecendo com o Magayver.


Roubei descaradamente do
 

Fim de Ano

Desejo a todos um Feliz Ano Novo e em tempo de recessão economizo o posta para desejar um feliz Natal. E como qualquer aluno estudioso e estagiário competente irei encher a cara e farrear pra caramba estarei compenetrado em aperfeiçoar e por em prática trabalhos e idéias por isso, desculpe a piada infame, posts novos só ano que vem!!!


Mas para vocês não reclamarem deixarei algo de útil, ou não, por aqui. Temos como exemplo esse excelente jogo de tabuleiro para o fim de ano.



E algumas tirinhas, imagens e qualquer coisa para descontrair o ambiente.







Tá bom por aqui.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

E ai vamos nadar nessa piscina?!

Uma sequência de fotos mostrando a oportunidade de mergulhar bem pertinho de crocodilos.


Curiosidades Curiosas - Morcegos

Como no Zoológico em que estagio está tendo uma mostra sobre morcegos, Morcegos: Conhecer para Preservar, acho conveniente fingir que ligo prestar minha homenagem a iniciativa. A exposição está ocorrendo com o apoio do CEA.


Únicos animais mamíferos com capacidade de vôo, o morcego representa nada menos do que 25% de toda fauna de mamíferos existentes no mundo. Esses animais são representados por cerca de 1.000 espécies possuindo uma variedade muito grande tanto de formas quanto de tamanhos. Os morcegos têm uma facilidade muito grande de se adaptarem a qualquer local e eles têm uma espetacular capacidade de se esconder de maneira que quando entra numa casa se torna bastante complicada a missão de se livrar dele e com seu vôo ultra-rápido é capaz de fazer o Terror das Criancinhas e até mesmo de adultos, pois a maioria das pessoas acredita que os morcegos se alimentam de sangue o que causa um medo muito grande.
No entanto somente três das espécies que existem são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue e estas espécies são encontradas na América Latina e no México. Os demais têm uma imensa variedade de hábitos alimentares, tantas como nunca se viu em nenhuma outra espécie de animais, pois se alimentam com néctar, frutas, artrópodes, pólen, peixes, vertebrados pequenos, entre outros tipos.
O tamanho de um morcego pode variar de 5 cm a 2 m de envergadura e isso faz imaginar o quanto os morcegos deste tamanho e com a velocidade com que são capazes de voar possam parecer Animais Bizarros capazes de meter medo em qualquer pessoa. Se os pequenos com que estamos acostumados já colocam pessoas em polvorosa quando surgem, pois todos ficam apavorados e se perguntando: Onde está ele? Para piorar a situação esta é uma resposta difícil, como difícil é localizá-lo. Diante disso dá para imaginar como seria se deparar com um morcego de dois metros. Mas os morcegos são muito úteis na medida em que são polinizadores natos além de atuarem no controle de insetos, pois estes também fazem parte de sua alimentação. Possuem o sentido da ecolocalização, ou seja, se localizam pelo eco e através deste voam entre obstáculos e caçam as presas. Esse sentido apenas baleias e Golfinhos tem, além do morcego.
Poucos são os predadores dos morcegos, pois é muito difícil caçá-lo devido a sua velocidade, é preciso ser um Gato Artista para chegar a caçá-lo, mas nas zonas urbanas isto acontece. Já as Corujas e falcões costumam pegar os filhotes. Gambás e cuícas também são predadores de morcego. Esses animais são muito temidos pelo fato de serem os maiores transmissores da raiva e por isso devemos procurar mantê-los afastados do lugar onde vivemos, respeitando-o como animal silvestre que é. Em Tonga e na África Ocidental o morcego é sagrado. Relacionados com vampiros, os morcegos são também símbolo de doença e morte. No Brasil a Lei de Proteção a Fauna garante que os morcegos não podem ser perseguidos, caçados ou destruídos, pois são espécies silvestres e as pessoas que os atacarem responderão por crime.

Veja mais algumas curiosidades sobre os morcegos:

1 - As fezes dos morcegos foram largamente utilizadas para fabricação de pólvora.

2 - Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas uma hora de vôo.

3 - Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes, distantes do local original, onde nascerá nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego, por noite.

4 - Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as florestas de noite como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.

5 - Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.

6 - Os morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão empregados ao homem.

7 - As fezes do morcego constituem excelente adubo que, foram largamente explorados, até o desenvolvimento de adubos sintéticos.

8 - Os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.

9 - A saliva do vampiro, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.

10 - Os morcegos são importante elo na cadeia alimentar.

11 - Os morcegos poderão no futuro atuar como controladores de pragas em nossa agropecuária


Fonte: http://animais.culturamix.com

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Seleção de imagens #2

Mais uma sequência de imagens pra vocês e mais uma vez a fonte é do tio Google!






Curiosidades Curiosas - Ornitorrinco

O ornitorrinco é uma verdadeira charada ambulante. Tem quatro patas, um bico e dentes quando é pequeno. É peludo, mas as patas dianteiras são como asas. As traseiras têm esporões venenosos. Bota ovos, choca-os e depois amamenta os filhotes. Durante um século após sua descoberta, os cientistas quebraram a cabeça pensando em um modo de classificá-lo como um mamífero numa ordem especial, a dos Monotremados. O ornitorrinco vive na Austrália e na Tasmâmia, às margens dos rios e banhados.Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos.

Dentro da água seus olhos e ouvidos fecham. Ele escava a lama com seu bico, à procura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível. Alimenta-se de girinos, crustáceos, vermes e peixinhos. Embora passe a maior do tempo na água, o ornitorrinco cava sua toca na margem. A fêmea cava uma toca de até 1,80 m de comprimento, onde choca seus ovos. Ela amamenta os filhotes durante quatro meses. Os filhotes têm menos de 2,5 cm ao nascer, e chegam a 30 cm de comprimento antes de serem desmamados.Conhece-se apenas um, pertencendo à ordem dos Monotrematos, é o Ornithorhynchus paradoxus,os machos possuem nas patas posteriores um esporão com um orifício na sua extremidade. O esporão liberta, quando o animal deseja, um líquido venenoso secretado por uma glândula situada ao longo da coxa e com a qual o esporão comunica por um longo conduto subcutâneo.
O veneno do Ornitorrinco é bastante fraco e no Homem causa dores, mas nunca a morte. O animal crava os seus esporões por meio de uma forte pancada dada com as patas, para trás, sendo a sua função possivelmente defensiva e não representando uma adaptação predatória, pois, tanto pela posição como pelo tipo de presas de que se alimenta o Ornitorrinco não é adequado para a caça.
Para um observador pouco versado em zoologia, a presença do esporão e da glândula venenosa pareceria implicar uma semelhança com os répteis; contudo, a semelhança não é mais do que superficial, pois se tratam de estruturas distintas num e noutro caso. É interessante referir que o esporão está presente em ambos os sexos quando são jovens, mas, mais tarde, degenera na fêmea. A toxicidade é muito fraca, menos cerca de 5.000 vezes menor que a do veneno das serpentes australianas.

Fonte: http://www.blueplanetbiomes.org

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Zoológico veste orangotango de Mamãe Noel

O zoológico de Bangcoc (Tailândia) vestiu de Mamãe Noel a orangotango preferida dos tratadores. No início, Kat, de 10 anos, pareceu adorar a roupa e fez pose para os visitantes, mas depois ficou com vergonha.
Apesar de a Tailândia ser de maioria budista, o Natal é celebrado em quase todo o país. A temporada turística vive o seu pico nas festas de fim de ano. São esperados cerca de 19 milhões de turistas.

Como funciona a mente de um Zoófilo

Vídeo com uma abordagem bem bacana sobre a visão de um zoófilo, tem que assistir até o fim!


Aurelia aurita, a fascinante água-viva da Lua

A água-viva da Lua, Aurelia aurita ,também conhecido como geléia domar comum, possui entre 5-40 cm de diâmetro. Elas podem ser reconhecidas por sua coloração delicada e requintadas, muitas vezes com padrões de manchas e faixas. Seu comportamento depende de um número de condições externas, em especial, fornecimento de alimentos. A Aurelia nada por pulsações da parte superior em forma de sino. A natação é a principal função para manter o animal perto da superfície da água ao invés de fazer progressos através da água.
Elas nadam horizontalmente, mantendo o sino perto da superfície em todos os momentos. Isso permite que os tentáculos propaguem-se sobre a maior área possível, para melhor pegar o alimento. A Aurelia aurita é carnívora e alimenta-se de zooplâncton. Seus principais alimentos incluem organismos pequenos e jovens de moluscos, crustáceos, larvas tunicate, nematóides, jovens poliquetas, protozoários, diatomáceas e ovos. Elas também foram observados comendo ctenóforos e pequenas hydro medusas.
A Aurelia aurita é encontrada perto da Costa dos oceanos índico e pacífico, em águas principalmente quentes e tropicais (mas eles podem suportar temperaturas baixas de 6 ° C e altas como 31 ° C).Elas são conhecidas por viver em águas salobras com baixo teor de sal (0,6%).A diminuição de salinidade na água diminui a curvatura do sino e vice-versa. Uma temperatura ótima para os animais está entre 9° e 19 °.





Fonte: http://domescobar.blogspot.com/

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sexta da Procrastinação

Bem pessoal como qualquer estudante-estagiário compartilho do sentimento que sexta-feira é dia de procrastinar, portanto vou ajudar os queridos coleguinhas nesta árdua tarefa. Então vem comigo!!

Começaremos pelos joguinhos!


Life Force TD
Life Force TD

Culmination
Golpe normal


Earn to Die
Upgrades


Sites Recomendados





Clips

Ser Tankian - Empty Walls

Audioslave - Show me to live

Northem Kings - My Way


Bom fim de semana e agora volta a trabalhar!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Amphisbaena alba,a cobra de duas cabeças



A imaginação popular é repleta de mitos e lendas e quando o assunto é serpente os produtos da imaginação tornam-se ainda mais férteis. Quem já não ouviu falar da Medusa e sua cabeça adornada por inúmeras víboras ou da Hidra de Lerna que tinha inúmeras cabeças de serpente?
Mitos e boatos a parte, há quem jure já ter visto uma cobra de duas cabeças. Será possível? Podemos dizer tratar-se de uma meia verdade. Explicando melhor, existem duas possibilidades. Vez por outra, jornais sensacionalistas noticiam a existência de uma cobra com duas cabeças, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. São casos raros de espécimes teratogênicos, isto é aberrações do mundo animal, produtos de algum erro geneticamente determinado.
A outra possibilidade é na verdade um fato natural que diz respeito aos anfisbenídeos, répteis serpentiformes, sem patas, que são popularmente conhecidos como cobras de duas cabeças. Neste caso, que não representa qualquer aberração genética, o animal teria uma cabeça anterior e outra posterior. Claro que isso não é verdade. O fato é que a natureza dotou esses répteis de uma cauda curta, arredondada e muito parecida com uma segunda cabeça.
Assim como muitas pessoas, outros animais, incluindo os predadores em potencial, podem confundir a cauda com a cabeça. Quando molestados, os anfisbenídeos movimentam a cauda como se fosse uma cabeça, chamando ainda mais a atenção do predador. Se tiver de ser atacado, é melhor que isso ocorra na cauda e não na cabeça.Na verdade, os anfisbenídeos são incluídos no grupo dos lagartos. Como as serpentes, evoluíram a partir de lagartos que viveram a vários milhões de anos atrás e se adaptaram a uma vida subterrânea. Por isso, têm o corpo roliço, alongado e sem patas.
Ao contrário da maioria das serpentes, que voltaram a viver sobre a terra, as cobras de duas cabeças continuaram apresentando hábitos subterrâneos. São escavadores eficientes, cujo crânio fortemente ossificado é extremamente resistente para forçar a terra quando estão abrindo galerias subterrâneas.São répteis ovíparos cuja biologia reprodutiva ainda é muito pouco conhecida. Carnívoros, em cativeiro alimentam-se de insetos e recém-nascidos de camundongo. Podem viver por vários anos.


Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br

Balisco: O Lagarto Jesus


O basilisco se tornou conhecido por três motivos: o primeiro é que ele é um dos lagartos mais bonitos das Américas, com suas cristas, sua coroa óssea e cores vivas espalhados por seus cerca de 80 cm de comprimento. O segundo é que ganhou seu nome de um animal mitológico fantástico, o basilisco das lendas gregas e medievais. Nas lendas era o rei das serpentes, e andava ereto como um homem sobre duas pernas. Sua presença afastava ratos e outros animais indesejados. Recentemente, um famoso livro sobre um bruxo adolescente teve um basilisco como vilão.
Quando chegaram às matas da Amazônia, os exploradores europeus devem ter achado que aquele estranho e belo animal devia ser o animal mitológico de que tanto ouviam falar, e deram-lhe este nome. Mas o terceiro e mais incrível motivo de admiração por este lagarto é sua capacidade de correr sobre a água. Durante uma fuga de um predador, dirigem-se para um curso de água, que pode ter até 50 m. de largura, e colocam-se correndo sobre as patas traseiras como uma pessoa ou ave. Os longos dedos traseiros possuem uma dobra de pele cada que, quando o basilisco se põe a correr, se abrem durante a descida da pata, e se fecham imediatamente quando puxado para cima. Então esta dobra apresenta uma certa resistência que o permite se manter acima da superfície até que consiga escapar do perigo e nem se arriscar a virar comida de grandes peixes ou jacarés.Mas mesmo que ele tente atravessar um rio muito grande, não tem problema, pois o basilisco sabe nadar muito bem.
O basilisco consegue uma grande variedade de alimentos nas florestas tropicais em que vive: insetos, frutas, pequenos caranguejos, anfíbios, roedores, ovos e filhotes de aves, folhas e outros. Os filhotes comem quase que apenas insetos. Na natureza, sua habilidade de fuga o torna uma presa difícil para seus predadores, como as raposas, serpentes e aves de rapina. Porém, sua maior ameaça é a destruição das matas em que vive, assim como a poluição dos rios e os venenos usados nas plantações, que contaminam não só o ambiente como também os insetos que servem de alimento a este fascinante animal.


Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br/

Curiosidades sobre a sanguessuga





Até agora, os cientistas desconhecem qual é a sua fonte de alimento, apesar de considerarem que os locais favoritos deste invertebrado são o nariz e a boca dos mamíferos aquáticos, locais que "habitam" durante semanas. A sua morfologia e o seu ADN levaram os investigadores a relacionarem a Tyrannobdella rex com outra sanguessuga que tem uma preferência pela boca das cabeças de gado mexicanas. Os antepassados desta família de sanguessugas compartilharam o meio ambiente com os dinossauros há 200 milhões de anos.


Fonte:  www.plosone.org

Metasepia pfefferi, o molusco que dá um show de cores brilhantes

O Metasepia pfefferi é um molusco surpreendente encontrado nas águas tropicais do norte da Austrália, sul da Nova Guiné e de inúmeras ilhas das Filipinas, Malásia e Indonésia. Eles são animais tidos como mestres da camuflagem, ainda mais especializados do que os camaleões.O tímido Pfeffer's Flamboyant Cuttlefish,vive em planícies de lodo e lama, que à primeira vista podem parecer pouco habitadas, mas que na verdade são o lar de estranhos animais marinhos, dos quais ele prefere passar despercebido, valendo-se de suas habilidades e camuflando-se ao fundo cinza.
Além de ser dono de uma potente toxina, o que o torna especial é o show de cores brilhantes que ele exibe quando assustado. O padrão de roxos, vermelhos, amarelos e brancos, é um claro e derradeiro aviso para os que pretendem transformá-lo em refeição.Veja o vídeo abaixo:





terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Criação de Queixadas e Capivaras

Ao contrário do que alguns pensam, a criação de animais silvestre pode estar atrelada a produção econômica de uma propriedade, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte. Abaixo o vídeo nos mostra uma pequena propriedade que cria queixadas e capivaras para comercialização.


Seleção de imagens #1

Postarei sempre que possível uma seleção de imagens, que podem ter sido tiradas por mim ou pelo Google hehehe. Desta vez um especial animais e por ser o primeiro da série muitas imagens (50). Bom proveito.







Animais de Estimação na África

Fotos incríveis da áfrica mostram homens e seus animais silvestres. Enquanto aqui no Brasil temos cães e gatos como animais domésticos, na África os homens pousam para fotos com seus macacos e hienas. Os animais aparentam ser como servos e usam o que parece ser uma correte ou cordão e também mordaça para não fugir e não morder. Pelas imagens dá para perceber como os animais “servem” ao seu dono, parecem ser como os “cães” e “gatos” com seus donos.


















Javalis apreendidos viram refeições em Restaurante Cidadão

Os 316 javalis apreendidos no fim do mês de novembro em um criadouro ilegal na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, em Nova Friburgo (região serrana), viraram pratos especiais do chef de cozinha francês Claude Troigros, nesta terça-feira, nos 16 restaurantes populares do Rio de Janeiro.



Responsável pelo restaurante Olympe, o chef francês apostou na receita natalina do javali assado, desfiado com castanha de caju e passas ao penne.
Troisgros abriu as portas do seu estabelecimento, no último sábado (17), para ensinar a exótica receita aos chefs e nutricionistas responsáveis pelos restaurantes populares do Estado. Segundo frequentadores e o chef de cozinha do restaurante popular de Niterói, na região metropolitana do Rio, Flávio Gomes, a carne foi aprovada.
"Muito bom. Nunca tinha comido carne de javali. Essa foi a oportunidade de experimentar. Gostei do tempero", disse o aposentado Oswaldo Rocha, 78.

Secretário Carlos Minc observa receita feita com carne de javali em restaurante popular do Rio de Janeiro


Troigros afirmou que a ideia de criar o prato partiu do secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc após a apreensão dos animais na região serrana. "É a hora de apresentar o sabor diferente, desconhecido para quem nunca provou o gosto de um javali", disse o chef, que ainda destacou que o prato custa em média R$ 65.
"Comer javali pirata a R$ 1 é tudo de bom. É o que o povo precisa porque combate o crime ambiental e a fome", disse Minc.
De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, 55 mil pessoas comem nos restaurantes populares por dia no Estado, 1 milhão por mês.
Os javalis foram apreendidos há duas semanas na operação Obelix, organizada pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente. Toda a carne foi doada para a Secretaria de Assistência Social.

Javalis encontrados em criadouro ilegal na Área de Proteção Ambiental no Rio



Fonte: folha.com